A busca por uma pele mais uniforme e de aspecto saudável tem sido constante nas clínicas de estética aqui no Brasil. Pessoas com a pele acneica normalmente são as que mais sofrem com os danos causados pela acne e oleosidade excessiva.
Existem diversos fatores que ocasionam a acne, dentre eles estão os fatores hormonais, estresse, fatores climáticos e alimentação inadequada.
Os cuidados com uma pele acneica envolve o uso de produtos adequados para cada tipo de pele , cuidados diários, controle da oleosidade excessiva e alimentação equilibrada. Muitas vezes o sucesso do tratamento está simplesmente aliado á mudança de hábitos alimentares. Devemos sempre estar atentos durante a montagem do protocolo, pois ele deve ser único e de acordo com as necessidades do cliente em questão. Por isso, é tão importante ter em mãos a ficha de anamnese, pois com ela podemos definir o tratamento e entender um pouco mais a rotina do cliente.
Quando falamos em uma alimentação equilibrada, principalmente para tratamento da acne, falamos em uma dieta rica em nutrientes e pobre em gorduras. Deve ser rica em peixes, como sardinha ou salmão, porque são fontes de gordura do tipo ômega 3, que é anti-inflamatória, inibindo e controlando a inflamação dos folículos sebáceos que formam a espinha. Os alimentos, como castanha-do-pará, também são importantes para combater a acne, pois são grandes fontes de zinco, que além de ajudar a reduzir a inflamação, melhora a cicatrização e diminui a secreção de gordura pela pele.
Podemos contar com o auxilio dos Óleos vegetais de linhaça, oliva, canola ou germe de trigo, atum, ostra, farelo de arroz, semente de girassol e abóbora.
Além desses alimentos, o cacau e mariscos também são boas opções para ajudar no tratamento da acne pois ambos têm cobre, um mineral com ação antibiótica local e que estimula o processo de defesa do organismo, além de aumentar a resistência a infecções, tanto virais como bacterianas.
Já os alimentos relacionados com o desencadeamento da acne são os alimentos que facilitam o acumulo de gordura na pele, veja abaixo alguns alimentos que devem ser evitados.
• Nozes;
• Chocolate;
• Produtos lácteos, como leite, queijo e iogurtes;
• Alimentos gordurosos em geral, como frituras, embutidos, salgadinhos;
• Carne vermelha e carne suína;
• Condimentos;
• Doces ou outros alimentos de alto índice glicêmico.




Nenhum comentário:
Postar um comentário