domingo, 30 de outubro de 2016

Tratamento da Acne


Além de cuidar da alimentação, é necessário também manter a pele livre do acúmulo de impurezas. Como falamos, o uso de produtos adequados para cada tipo de pele é muito importante, assim como a limpeza de pele frequente e nos casos mais específicos, o auxílio de uma esteticista de confiança é fundamental.


Na estética, consideramos importante para o tratamento, a limpeza de pele frequente, o uso de protocolo específico de acordo com grau da acne e a manutenção em casa, que inclui mudança de hábitos alimentares e uso de cosméticos específicos.

Considero válido o uso de alguns princípios ativos: Porém cada produto tem que ser indicado por um profissional capacitado. Você não deve sair por ai usando qualquer produto que indicam ou que encontra na internet.


Ácido Salicílico: Possui propriedades queratoplástica e esfoliante química, que promove o afinamento da pele, ação secativa e anti-inflamatória. Induz a renovação profunda da epiderme.
  • Ácido Glicólico: Possui propriedades com ação secativa e clareadora.
  • Ácido Kójico: Atua como potente clareador para diminuir as hipercromias pós inflamatórias, características da pele acneica. Inibidor da melanogênese através da quelação do Íon Cobre, necessários para atividade da enzima Tirosinase.
  • Niacinamida: Possui ação secativa, cicatrizante e controla a oleosidade da pele.
  • Melaleuca: Potente ação antisséptica e bacteriostática.
  • Própolis: Com ação cicatrizante, anti-inflamatória e adstringente, atua na normalização e recuperação da pele acneica e oleosa.
  • Alfa Bisabolol: Fração da Camomila, apresenta propriedades anti-inflamatória, anti-irritante e cicatrizante nas lesões acneicas. Possui característica molecular lipofílica, sendo capaz de promover descompactação dos lipídeos do Estrato Córneo e aumentar a permeação cutânea dos princípios ativos.
  • Alfa Arbutin: Atua bloqueando a biossíntese epidermal da melanina, através da inibição da oxidação enzimática da Tirosina. Clareia e uniformiza as manchas já existentes.
  • Cravo: Com ação antisséptica e anti-inflamatória.
Os princípios ativos são muito importantes para um resultado eficaz no tratamento da acne, assim com a mudança dos hábitos alimentares. Por isso, devemos sempre buscar informações, a busca pelo conhecimento aliada á experiência profissional fazem toda a diferença no resultado final.

A alimentação correta no tratamento da acne

A busca por uma pele mais uniforme e de aspecto saudável tem sido constante nas clínicas de estética aqui no Brasil. Pessoas com a pele acneica normalmente são as que mais sofrem com os danos causados pela acne e oleosidade excessiva.
Existem diversos fatores que ocasionam a acne, dentre eles estão os fatores hormonais, estresse, fatores climáticos e alimentação inadequada.
Os cuidados com uma pele acneica envolve o uso de produtos adequados para cada tipo de pele , cuidados diários, controle da oleosidade excessiva e alimentação equilibrada. Muitas vezes o sucesso do tratamento está simplesmente aliado á mudança de hábitos alimentares. Devemos sempre estar atentos durante a montagem do protocolo, pois ele deve ser único e de acordo com as necessidades do cliente em questão. Por isso, é tão importante ter em mãos a ficha de anamnese, pois com ela podemos definir o tratamento e entender um pouco mais a rotina do cliente.
Quando falamos em uma alimentação equilibrada, principalmente para tratamento da acne, falamos em uma dieta rica em nutrientes e pobre em gorduras. Deve ser rica em peixes, como sardinha ou salmão, porque são fontes de gordura do tipo ômega 3, que é anti-inflamatória, inibindo e controlando a inflamação dos folículos sebáceos que formam a espinha. Os alimentos, como castanha-do-pará, também são importantes para combater a acne, pois são grandes fontes de zinco, que além de ajudar a reduzir a inflamação, melhora a cicatrização e diminui a secreção de gordura pela pele.

Podemos contar com o auxilio dos Óleos vegetais de linhaça, oliva, canola ou germe de trigo, atum, ostra, farelo de arroz, semente de girassol e abóbora.
Além desses alimentos, o cacau e mariscos também são boas opções para ajudar no tratamento da acne pois ambos têm cobre, um mineral com ação antibiótica local e que estimula o processo de defesa do organismo, além de aumentar a resistência a infecções, tanto virais como bacterianas.


Já os alimentos relacionados com o desencadeamento da acne são os alimentos que facilitam o acumulo de gordura na pele, veja abaixo alguns alimentos que devem ser evitados.

• Nozes;
• Chocolate;
• Produtos lácteos, como leite, queijo e iogurtes;
• Alimentos gordurosos em geral, como frituras, embutidos, salgadinhos;
• Carne vermelha e carne suína;
• Condimentos;
• Doces ou outros alimentos de alto índice glicêmico.



Nutrição e o combate ao envelhecimento cutâneo

É importante entender que o envelhecimento acontece de duas formas: o intrínseco ou cronológico, que é a ação natural do tempo e da idade, e o extrínseco, que é ocasionado pelo estilo de vida de cada pessoa.
Fatores como o tabagismo, alcoolismo, falta de exercícios físicos e a exposição em excesso ao sol, são alguns dos fatores extrínsecos do envelhecimento, e em relação à alimentação, não poderia ser diferente.
Em relação aos fatores extrínsecos, os raios solares são considerados os maiores causadores do envelhecimento. A radiação ultravioleta leva à perda de elasticidade da pele, ressecamento, manchas, rugas e envelhecimento precoce, além de causar câncer de pele. A literatura científica, aponta que o licopeno e o betacaroteno diminuem os efeitos nocivos da radiação solar, diminuindo o eritema decorrente da exposição solar (queimadura solar) e a incidência do câncer de pele, ou seja, têm capacidade fotoprotetora.

Tanto o licopeno quanto o betacaroteno são carotenóides, que tem ação antioxidante que elimina o oxigênio gerado pela exposição ao sol ou mesmo os gerados pelo nosso organismo, podendo ainda aumentar o fluxo sanguíneo dos tecidos cutâneos e subcutâneos e elevar tanto a densidade, quanto a hidratação da pele.
Você já ouviu aquela frase que diz “Você é o que você come? ”. Pois bem, ela tem um grande fundo de verdade. Sem dúvida, aquilo que ingerimos ao longo de nossa vida tem ação sob a nossa saúde e a nossa aparência. A má alimentação influencia diretamente na qualidade da nossa pele e no envelhecimento cutâneo.
Estudos já comprovaram que, consumir alimentos ricos em antioxidantes e compostos bioativos capazes de estabilizar os radicais livres, ajuda a minimizar os efeitos extrínsecos do envelhecimento, pois reduz o dano celular.
O resveratrol, encontrado principalmente na casca da uva vermelha, é um potente antioxidante que, associado à vitamina C, vitamina E, vitamina B5, coenzima Q10 e os flavanóides, diminui o estresse oxidativo, potencializando a sua ação antioxidante e evitando o envelhecimento.
As proantocianidinas, também extraídas da uva e as antocianinas, presentes nas frutas e verduras de pigmento avermelhado, ajudam a preservar o colágeno, pois inibem as enzimas metaloproteinases 1 e 2 que degradam o colágeno. O ômega 3, assim como os carotenóides, têm ação fotoprotetora.

Fontes alimentares:
  • Licopeno: é encontrado no tomate e derivados processados do tomate, pimenta, morango e outros. 
  • Betacaroteno: abóbora, mamão, melão, pêssego, cenoura, batata-doce, brócolis, espinafre, entre outros. 
  • Vitamina E: está presente em grãos de cereais, carnes, ovos, produtos lácteos, brócolis e óleos vegetais. 
  • Vitamina C: acerolas, laranja, goiaba, brócolis, couve, couve-flor e outros. 
  • Flavanóides: Chá verde, suco de uva, ameixa, cacau, vinho tinto, maça e nozes. 
  • Ômega 3: Chia, linhaça, nozes, canola e peixes como atum, sardinha e salmão.

LICOPENO COMO ANTIOXIDANTE



O licopeno é um carotenóide sem a atividade pró-vitamina A, lipossolúvel, composto por onze ligações conjugadas e duas ligações duplas não conjugadas. O licopeno é tido como o carotenóide que possui a maior capacidade seqüestrante do oxigênio singlete, possivelmente devido à presença das duas ligações duplas não conjugadas, o que lhe oferece maior reatividade.


É o carotenóide predominante no plasma e nos tecidos humanos, sendo encontrado em um número limitado de alimentos de cor vermelha, como tomates e seus produtos, goiaba, melancia, mamão e pitanga.
Tomates e derivados aparecem como as maiores fontes de licopeno. O tomate cru apresenta, em média, 30mg de licopeno/kg do fruto; o suco de tomate cerca de 150mg de licopeno/litro; e o catchup contém em média 100mg/kg.
O licopeno presente nos tomates varia conforme o tipo e o grau de amadurecimento dos mesmos. Segundo Giovannucci, o tomate vermelho maduro contém maior quantidade de licopeno que de beta-caroteno, sendo responsável pela cor vermelha predominante. As cores das espécies de tomate diferem do amarelo para o vermelho alaranjado, dependendo da razão licopeno/beta-caroteno da fruta, que também está associada com a presença da enzima beta-ciclase, a qual participa da transformação do licopeno em beta-caroteno.

Limpeza de Pele Detox

A Limpeza de Pele já é um procedimento muito procurado em nossas cabines por fazer a higienização profunda da face, removendo impurezas e comedões. Mas, com o Detox ela vai além.
Estamos expostos a todos os tipos de agressões externas e poluentes. Fumaça de carros, radiação solar, fumo, álcool, poluição e ainda o estresse. Todos esses fatores contribuem para o envelhecimento celular, retiram o viço, o tônus e o aspecto de saúde e ainda intoxicam nossa pele. Mesmo fazendo os cuidados em casa com sabonetes e géis de limpeza e usando os produtos dos cuidados de rotina, nossa pele precisa frequentemente de algo mais profundo. 

O intuito da Limpeza de Pele Detox é eliminar as toxinas da pele, melhorar a firmeza, a textura da pele, promover a longevidade celular, melhorar a circulação sanguínea, eliminar os radicais livres e manter a pele jovem e revigorada.
A associação da Drenagem Linfática Manual no procedimento, além de enriquecer o tratamento, ajuda a drenar os líquidos excedentes que banham as células, melhora a deficiência de nutrição e oxigenação do tecido, promovendo um aspecto radiante à pele. 
A utilização da argiloterapia promove diversos benefícios à pele, entre eles: a desintoxicação metabólica, a absorção de toxinas e impurezas, favorece a renovação celular e suaviza e amacia a pele.
Além desses recursos, o uso de vitaminas antioxidantes são imprescindíveis para tratar a pele de maneira global. Entre os nutrientes que podem ser associados ao tratamento de Limpeza de Pele Detox, os mais poderosos são a Vitamina C, a Vitamina E e o Resveratrol, que tem profunda ação antioxidante que age no DNA da pele, ajudando a combater o envelhecimento reparando os efeitos dos danos acumulados na pele ao longo do tempo.
A Limpeza de Pele Detox pode ser feita 1 vez por mês, ou de acordo com a necessidade da pele da cliente. A indicação do Home Care de produtos com ativos antioxidantes é fundamental para prolongar os resultados do tratamento e manter a pele jovem, firme e nutrida.

MANCHAS NO ROSTO

O melasma é uma hiperpigmentação caracterizada por lesões marrom acastanhada em regiões expostas ao sol, justifica-se pelo aumento na produção de melanina, e pode ser desencadeada por fatores hormonais, ambientais (exposição a radiação ultravioleta) e hereditários. O objetivo desta pesquisa é verificar a eficácia do tratamento do melasma utilizando o ácido kójico associado ao ácido glicólico onde o primeiro é um despigmentante que realiza a inibição da tirosinase, enzima responsável pela produção da melanina, enquanto que o segundo é um alfa-hidroxiácidos com capacidade esfoliante.

Os despigmentantes estão disponíveis em diversas fórmulas farmacêuticas como pomadas, cremes, loções, evanescentes e géis, podem ser combinados a produtos cosméticos ou a outros ativos como esfoliantes, proporcionando além do clareamento da hiperpigmentação a renovação celular.

  Dentre esses ácidos o único que a estética não recomenda é a Hidroquinona, existe vários estudo que mostra vários efeitos adversos.
  A primeira publicação relatando os efeitos tóxicos da Hidroquinona como agente clareador da pele foi em 1936. Desde 2001 é proibida nos EUA como ingrediente em cosméticos. No Brasil ainda é amplamente utilizada como despigmentante, seja em produtos manipulados ou de grandes indústrias.

      Dentre os principais ácidos com ação despigmentantes temos o ácido fítico, ácido kójico, a hidroquinona, o biowhite, nano white, o licore PT 40, a arbutina e o ácido glicólico que é um alfa-hidroxiácido muito eficaz associado a outros despigmentantes. Devido as características próprias de cada despigmentante deve-se escolher o adequado para cada fototipo cutâneo e tipo de hiperpigmentação, levando em conta as características físicas, químicas, terapêuticas, microbiológicas e toxicológicas.(LEITE,2004; GONCHOROSK,2005; HERNANDES,1999).

   Uma vez em contato com a pele, a hidroquinona é absorvida imediatamente pelos capilares sanguíneos e leva em média setenta e duas horas para ser totalmente excretada pelo organismo. Como sua utilização é geralmente uma vez ao dia, leva-se a um acúmulo da mesma. Este acúmulo por tempo prolongado pode gerar diversos danos ao organismo, uma vez que além de agir como inibidora da tirosinase, ela é citotóxica.

 Um dos seus efeitos adversos mais preocupantes é a acromia, ou seja, morte dos melanócitos de uma determinada região da pele causando sua total perda de coloração. Cada melanócito é responsável por produzir e distribuir melanina para uma média de trinta e seis queratinócitos, o que é chamado de unidade epidermomelânica. As acromias podem gerar danos graves ao tecido, pois na região afetada não há mais unidades epidermomelânicas funcionais e consequentemente não há mais a proteção da melanina sobre o núcleo celular dos queratinócitos, expondo o DNA e RNA às ações nocivas da radiação. Estas ações nocivas incluem as mutações, que podem ocasionar os tão temidos melanomas.

Demais efeitos adversos comprovados em seres humanos:
  • Ocronose exógena; 
  • Degeneração de fibras de colágeno da derme; 
  • Despigmentação em confete; 
  • Dermatites; 
  • Pigmentação da esclera e unhas; 
  • Diminuição da capacidade de cicatrização da pele; 
  • Catarata.
Efeitos adversos comprovados em Animais:
  • Nefrotoxicidade. 
  • Câncer: gera metabólitos carcinogênicos;